sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Aprendendo com as Ovelhas

Essa semana vi um livro que falava sobre ovelhas. Achei interessante algumas características da ovelha.     Resolvi pesquisar sobre esse assunto: A ovelha (Ovis aries) é um mamífero ruminante bovídeo da sub-família Caprinae. Esses animais são quase sempre, criados em rebanhos. O manejo requer cuidados por serem animais sensíveis. Além do frio, os criadores devem atentar para raposas e outros predadores, que cercam as fêmeas e roubam-lhes os filhotes. É um animal dócil, e sem nenhum mecanismo natural de defesa. Elas ficam facilmente assustadas e são impotentes em várias situações. Um simples cachorro ou coiote pode assustar um rebanho inteiro. A ovelha é um animal muito medroso e basta que ela não sinta o cheiro do pastor para que fique tremula de medo e no auge do medo pode sair correndo do aprisco e se torna presa fácil dos predadores. Quando a ovelha, sente a chegada do lobo, fica apavorada e não sabe como se defender e é devorada facilmente pelo lobo.

As moscas e outros insetos podem deixá-las bastante pertubadas. Elas ficam choacalhando a cabeça e batendo os cascos, podendo até se ferir. O pastor aplica um óleo para evitar isso e manter os insetos distantes. 
As ovelhas não conseguem deitar tranquilas, se estiverem com fome. O pastor limpa as rochas do pasto, prepara o solo e planta sementes para que suas ovelhas tenham fartura de comida. Às vezes, comem sempre em um mesmo lugar, mesmo quando toda a grama desapareceu e não restou coisa alguma. Elas precisam, então de um pastor que as conduza para outros pastos. Se houver flores venenosas e ervas daninhas, juntamente com a grama, elas não conseguem fazer a diferença, então o pastor limpa o solo e retira todas as coisas que possam prejudicá-las.
Às vezes, as ovelhas podem rolar e ficar de costas com certa facilidade. Elas não conseguem virar de volta para cima e se alguém não ajudá-las, elas morrem. Elas precisam de alguém que as coloquem na posição correta. 
A ovelha conhece a voz do pastor, tendo um ouvido apurado. Dentre mil cordeiros, ela conhece a chamada do filhotinho. Não se consegue conduzir as ovelhas como é feito com o gado. Ela segue o pastor e de nada adianta ir gritando atrás da ovelha para ela seguir o caminho. É preciso que o pastor vá a frente e mostre o caminho que ela deve seguir.
Depois de ver esses textos, lembrei-me de que esse animal tinha uma grande importância para o povo de Israel, já que a pecuária era uma atividade bastante comum a esse povo, desde suas origens. Ovelhas aparecem com frequência como símbolos nos escritos do Novo testamento. 
Quando vi as características desses animais entendi por que ela são usadas como símbolos de dependência, inocência, fragilidade, impotência.  

Outra figura que aparece dentro desse contexto e não podemos deixar de citar, é a figura do pastor. Dentre o povo de Israel, muitos exerciam esse ofício. As características de um bom pastor era facilmente percebidas. Com Jesus, não foi diferente. Ele percebeu bem a figura de um bom pastor e até a usou para falar de sua missão aqui na terra. Em uma determinada situação ele falou: "Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jo 10:2-5


"Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido." João 10:11-14
Em uma outra situação, ele foi criticado por receber pessoas que não eram bem vistas pelos religiosos da época e vejamos sua resposta:"Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso; E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida". Lucas 15:3-6
Que interessante saber que podemos aprender tanto com coisas cotidianas, como nos ensinou o Grande Mestre. Aprender que muitas vezes, na jornada dessa vida, somos tais como as ovelhas, perdidas, frágeis e impotentes. Mas como toda ovelha precisa de um pastor, precisamos também de um Grande Pastor para nossas almas. 
Reflitamos na frase de Jesus: "Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor." Jo 10:16

Bom final de semana, nos apriscos da vida sob a condução do Grande Pastor.
Pablyana Cunha

10 comentários:

Seu comentário é muito importante para a Equipe do 30 Minutos. Agradecemos!