A astronomia é uma das mais antigas ciências, e talvez a que mais encanta o homem desde seus primórdios, até os dias de hoje. Mesmo culturas pré históricas, deixaram registrados vários artefatos astronômicos. O estudo dos astros sempre encantou.
Lembrei-me do relato do evangelista Mateus sobre a história dos chamados reis magos. Sabe-se muito pouco sobre eles. Parece que esses homens eram estudiosos dos astros. Na época desses reis, não havia uma distinção entre a astrologia e a astronomia, dai porque são tratados como magos. Na verdade, eles eram astrônomos de sua época.
Cogita-se que eram provenientes da Pérsia e eram homens muito ricos. Alguns estudiosos dizem que cada um deles eram de regiões diferentes da terra. Cogita-se até que um deles seria de uma região da China.
Há hipóteses de que sendo estudiosos dos astros, viram uma estrela no Oriente que lhes chamou bastante atenção. Conhecedores de manuscritos antigos do mundo todo, tiveram conhecimento dos escritos dos judeus sobre a vinda do Messias e a relação dessa vinda com um fenômeno no céu.
Vejamos o que diz Mateus sobre eles:
"E, tendo nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herdes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém". Mateus 2.1
Esses homens conhecendo esses fatos, resolveram investir em uma jornada de milhares de quilometros, com vários perigos e desafios. Uma viagem desse tipo, demandava uma grande investida financeira, de tempo e de logística com suprimentos, animais, etc.
Mas tudo isso para que? Para encontrar o local do nascimento de um bebe que seria rei?
"Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo." Mateus 2.2
Esses homens, como procuravam um rei, obviamente foram tentar encontrá-lo em um palácio.
Mas ali não o encontraram. Apesar de não o encontrarem, receberam instruções de onde nasceria o messias prometido a Israel. " E eles lhe disseram: Em Belém, terra de Judá, porque assim está escrito pelo profeta..." Mateus 2.5
Partiram então e acharam o menino em uma casa com sua mãe "e prostando-se, o adoravam..."Mateus 2.11
Por muitas vezes, em uma cultura cristã, se ouve falar nesses homens, mas pouco se reflete sobre eles, suas vidas, suas motivações.
Olhando a história desse homens, podemos refletir em algumas lições para a nossa vida.
Há tres revelações graduais de Deus ao homem: através das coisas criadas, através da sua palavra e da pessoa de Jesus Cristo.
Os magos estudavam os céus e ao fazerem isso, se questionaram sobre esse Deus. Ao invés de calarem a voz de seus corações, tiveram a primeira revelação desse Deus Criador. Mas não pararam por aí. Contemplar a natureza e perceber o Criador, não foi suficiente para eles. Continuaram suas perguntas.
Mesmo não sendo judeus, tiveram um olhar especial sobre os escritos desse povo e a promessa de um
Messias. Deram atenção a palavra escrita. A segunda forma de Deus se revelar. Ainda assim, continuaram suas perguntas...
Para esses homens, esse Messias teria um significado elevadíssimo. Sendo homens sábios e ricos, príncipes de outros reinos, poderosos, porque procurar um Messias? Um libertador?
Por que eles sabiam que nada do que tinham ou eram, tinha importância diante de uma vida sem respostas. E não satisfeitos, foram procurar esse Messias.
Eles procuraram dentre os religiosos judeus da época, mas o Messias ali não estava. Encontraram em uma pequena casa em uma pequena cidade da Judeia. Enfim, suas perguntas encontraram respostas.
Alguns olham a natureza, e atingem a primeira revelação de Deus, mas param por aí. Outros chegam na segunda revelação, conhecem a palavra escrita, são cheios de conhecimentos das Sagradas Escrituras. Mas param por aí. Outros, como os reis magos, abrem verdadeiramente seus corações e ouvem a terceira revelação de Deus. Essa terceira revelação é profunda. Não significa conhecer sobre Jesus pela sua religião, usar seu nome como amuleto ou até mesmo emocionar-se com a história de seu nascimento e sua vida. Mas é uma revelação de um Deus Senhor e Salvador que muda todas as suas motivações do coração e lhes dá um novo nascimento, um novo natal. Nesse natal, reflitamos em que nível de revelação de Deus nos encontramos. E como os sábios do Oriente e, não paremos nossa jornada até que tenhamos certeza de que encontramos o Messias dos nossos corações e passemos a entender o verdadeiro sentido do Natal.
Um Feliz Natal a todos.
Pablyana Cunha
Que artigo maravilhoso Pablyana... Tao lindo e revelador ao mesmo tempo. Gracas a Deus por Jesus, essa criança que o magos quiseram adorar. Que chegemos até Ele também, para adora-lo!
ResponderExcluirObrigada Laercio pelo comentário. Que sujeitemos a nossa vida a esse tão bondoso Criador. Feliz Natal.
ResponderExcluirPablyana
Lindo texto, Pably, Cristo é, de fato, a maior revelação de Deus ao homem. Parabéns pelo texto escrito com tanta sabedoria!
ResponderExcluirUm ótimo texto Pablyana!!
ResponderExcluirA Bíblia é incrível, a cada vez que lemos recebemos de Deus uma nova mensagem... os reis magos buscaram e alcançaram uma dimensão pessoal com Cristo. Que possamos entender essa busca também!!
Wellington.
Obrigada Wellington. A Bíblia realmente é um livro magnífico. Somos gratos a Deus pela revelação escrita que nos norteia até o Verbo Vivo. Abraços.
ResponderExcluirSaudades dos escritos do blog!
ResponderExcluirCopper & Iron - Titanium Art & Culture
ResponderExcluirOur Iron is titanium bike frame an alloy created ford escape titanium for sale by clay artists such as Edward O'Sullivan and Roger titanium blue ps4 controller Waters who created the first ever Iron revlon titanium max edition sculpture $8.95 · In titanium teeth dog stock