sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Como uma criança

O mês de outubro é conhecido no Brasil como o mês das crianças. A despeito das motivações comerciais e de lucro com a elevação na venda de brinquedos e outros produtos infantis, vejo nesta ênfase a oportunidade para mais uma reflexão.

O título desta mensagem, contrariamente à célebre frase de que precisamos despertar a criança que há em nós, nos convida a uma mudança de atitude, para além do simples ato de nos livrarmos das preocupações da vida adulta.

Estas palavras foram pronunciadas por Jesus, em um franco diálogo com seus discípulos. Indagado por eles sobre os requisitos para tornar-se o maior no reino dos céus, Jesus chama uma criança, coloca-a no meio do grupo e afirma:

Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Mateus 18.3.

Eu ousaria dizer que o interesse dos discípulos com aquela pergunta seria o de conhecer o perfil das celebridades espirituais. Todavia, Jesus entrega-lhes uma resposta que rompe completamente com a visão de grandeza e superioridade espiritual que seus seguidores estavam buscando.

Por que Deus nos aconselha a nos tornarmos como crianças?

1) Crianças são puras e inocentes. Um coração limpo de más intenções é algo profundamente enfatizado nas palavras de Jesus e ilustra bem a inocência e pureza requerida de todos aqueles que desejam pertencer ao seu reino. Nossa sociedade está trabalhando em alto e bom tom contra este valor fundamental das crianças. Lamentável. Todavia, nesta passagem seu exemplo é apresentado como um modelo a ser seguido pelos adultos, um requisito de Deus para entrarmos em Sua presença.

Bem-aventurados os limpos de coração porque eles verão a Deus. Mateus 5.8.

2) Crianças são humildes e dependentes. Para nos tornarmos participantes do reino celestial também precisamos imitar as crianças em sua relação com seus pais. Crianças são dependentes em todos os aspectos da vida: na higiene, na alimentação, na proteção, no caminhar... Da mesma forma, os súditos do reino de Deus precisam depender d'Ele. Qualquer indício de arrogância e orgulho nos deixa fora da Sua presença.

Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação. Salmo 62.1.

3) Crianças são confiantes e têm esperança. Elas não se preocupam com o futuro nem se lastimam por falta de sorte ou de oportunidade. Exatamente porque dependem dos pais, elas sempre esperam o melhor. Crianças vivem intensamente cada dia, brincam, se alegram com coisas simples. Não precisamos fazer muito para arrancarmos o sorriso de uma criança. Elas são o maior exemplo de que uma vida plena tem mais relação com a essência do existir do que com aquilo que conquistamos por meio de esforço e trabalho.

Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. Lamentações de Jeremias 3.26.

Que tal voltarmos a ser criança?

Somente um encontro genuíno com Jesus pode nos devolver a inocência, a dependência e a confiança total no Pai Celeste. É o milagre do novo nascimento!

...em verdade vos digo, se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. João 3.3

Sem sombra de dúvidas, essas chaves abrirão os portais celestiais para nós.

Bom final de semana!
Que Deus te abençoe.
Priscila David


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para a Equipe do 30 Minutos. Agradecemos!