sexta-feira, 8 de março de 2013

"A Mulher sem Nome"

Hoje, 08 de março, o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher.

Um dia marcante, de troca singela de mensagens, homenagens, a quem tem desempenhado um importante papel em nossa sociedade.

A Bíblia ressalta o nome de mulheres que fizeram a diferença em seu tempo, ao ponto de terem seus nomes registrados na Galeria dos Heróis da Fé - Hebreus 11 (Sara e Raabe, por exemplo, são símbolo de milagre e fé).

Outras mulheres, citadas ao longo do relato bíblico, também exerceram um papel importante na edificação de suas famílias, e até mesmo do reino de Israel, como foi o caso de Joquebede (mãe de Moisés), Raquel (mãe de José), Ana (mãe de Samuel), Débora (a juíza), Rute (de quem Jesus descendeu), Ester (a rainha), Maria (a mãe de Jesus), Marta (amiga de Jesus), Isabel (mãe de João Batista), Loide (avó de Timóteo), Priscila (colaboradora de Paulo em seu ministério)... São tantas mulheres de valor, cujo caráter merece ser conhecido, e se possível, imitado.

Lendo a história dessas mulheres, me recordo do exemplo de mulher relatado em Provérbios 31.

Eu decidi chamá-la de "Mulher sem Nome", pelo fato do escritor não ter lhe atribuído um nome. Penso, porém, que ele deve ter se inspirado em alguém para descrever o lindo exemplo desta mulher de referência. Talvez seja a mulher que ele mais amou em toda a sua vida.

Listo, a seguir, as características da mulher virtuosa, de Provérbios 31:

  • É ativa, trabalha e se realiza em seu trabalho. "Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos" (verso 17);
  • É generosa, tem prazer em ajudar. "Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres" (verso 20);
  • Cuida da aparência. "...veste-se de linho fino e de púrpura" (verso 22);
  • Não vive ansiosa. "...sorri diante do futuro" (verso 25b);
  • É forte, digna e sábia. "Reveste-se de força e dignidade...Fala com sabedoria e ensina com amor" (versos 25b e 26);
  • Recebe o reconhecimento de quem está próximo. "Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera". (versos 28 e 29);
  • Seu reconhecimento se estende para além do seio familiar. "Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade" (verso 31).
Onde estaria o segredo de tanto sucesso? 

Em nossa sociedade, tudo relacionado à mulher passa em primeiro lugar por uma boa aparência. Beleza física chega a ser fundamental quando se elogia uma mulher.

Contudo, o segredo do sucesso da "Mulher sem Nome" não estava na sua beleza nem em sua formosura, embora eu imagino que ela era de fato uma mulher muito bonita. A Bíblia afirma que seu valor estava no temor ao Senhor.

Consciente de que "A beleza é enganosa, e a formosura é passageira", a Mulher sem Nome, fez a melhor escolha: depositou toda a sua confiança, sonhos e anseios em Deus.

Em meu caminho encontrei muitas mulheres com este perfil. E a mulher sem nome recebeu diferentes nomes que marcaram a história da minha vida...

Espero que este exemplo de mulher inspire todas as queridas leitoras do blog 30 minutos.

Feliz Dia da Mulher!

Priscila David





2 comentários:

  1. Nossa, Priscila! Muito lindo!
    Diante de tantos exemplos inspiradores, fica a certeza de que nascemos com um propósito específico e que apesar de, para o mundo, aparentarmos ser o "sexo frágil", mostramos que no nosso Deus somos fortes!
    Rose Pacheco

    ResponderExcluir
  2. Realmente a bíblia está repleta de mulheres que nos deixaram um legado de fé, obediência e confiança em Deus. Que as nossas vidas de mulheres cristãs, sempre reflitam na sociedade atual e assim estaremos ampliando o Reino dos céus.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para a Equipe do 30 Minutos. Agradecemos!