sexta-feira, 29 de março de 2013

O Significado da Páscoa



Páscoa, uma das três grandes festas celebradas pelo povo hebreu, em comemoração à sua libertação da escravidão do Egito.

Os principais elementos desta festa eram: um cordeiro (símbolo do sacrifício), pães sem fermento (símbolo da pureza requerida por Deus ao seu povo) e ervas amargas (símbolo da servidão a que foram impostos no Egito).

O principal sentido de passagem, advindo do termo "páscoa", se refere à passagem por cima das casas (pelo anjo que executou o juízo da morte dos primogênitos dos egípcios), pela resistência à libertação do povo de Deus. O sangue do cordeiro deveria ser aspergido nos umbrais das casas dos israelitas, livrando seus filhos primogênitos de juízo semelhante.

Somente após a execução deste juízo, após 9 outros, foi que o Faraó, decidiu liberar o povo judeu para voltar para a sua terra, embora tenha se arrependido depois. Ele e todo o seu exécito, morreu naufragado na travessia do Mar Mermelho, enquanto o povo de Deus atravessou o grande mar a pés enchutos e "as águas foram-lhes como um muro à sua direita e à sua esquerda" (Êxodo 14.22).

Nossa páscoa hoje é o próprio Senhor Jesus, que realizou um sacrifício único, pleno e perfeito, "para que todo aquele que nele crer, receba a vida eterna!"(João 3.16).

Se cremos neste sacrifício, toda condenação passa por cima de nós, isto é, não nos atinge, porque a marca do Cordeiro de Deus está em nós.
Páscoa é, portanto, símbolo da libertação de uma vida sem Deus, sem esperança, marcada pelo pecado, para uma vida abundante, feliz, com Jesus!

O verdadeiro significado da Páscoa pode ser encontrado na Bíbia, Livro do Êxodo, principalmente no Capítulo 12.

Para saber mais, leia também a Primeira Carta de Paulo aos Coríntios e Hebreus 11.28.

"Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós" I Coríntios 5.7.

Se sua páscoa é Jesus, sem dúvida alguma, você terá uma Feliz Páscoa! Se ainda não é, mas você acredita neste relato (que não é pessoal, mas extraído do Livro Santo), então você também pode experimentar esta mesma alegria.

Que Deus os abençoe!

Um comentário:

  1. Lindo texto!! Parabéns, Priscila, que o Senhor continue te capacitando!! Com a fonte revelada, tomei a liberdade de também publicá-lo > http://dicasdakaren.blogspot.com/2013/03/o-significado-da-pascoa.html

    Ah, também achei muito bacana o novo logo!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para a Equipe do 30 Minutos. Agradecemos!