sábado, 16 de fevereiro de 2013

O Valor de um Exemplo

No ano 2000, concluí minha graduação em Ciência da Computação. Foram anos de muito esforço e empenho para compreender os conceitos compartilhados pelos professores, os quais requeriam uma forte capacidade de abstração de nós, aprendizes. Álgebra Linear, Lógica Matemática, Cálculo Numérico, Estruturas de Programação são algumas das disciplinas que guardo na lembrança como desafiadoras para o meu entender.

Quando as aulas alcançavam níveis muito complexos de abstração, me recordo que eu sempre me dirigia aos professores pedindo um exemplo, uma aplicação daqueles conceitos tão difíceis de serem compreendidos.

Como os exemplos são importantes na vida de quem está em formação!

Jesus Cristo, o Mestre Amado, em diversos momentos de seu ministério na terra, sentiu a necessidade de apresentar exemplos aos seus discípulos para que eles compreendessem os conceitos eternos que o Senhor desejava compartilhar-lhes.

No evangelho de João, Cristo se apresenta como:

- "o pão da vida" (João 6.35) para explicar que n'Ele podemos saciar nossa fome espiritual;
- "a porta" (João 10.9) e "o caminho" (João 14.6), revelando que somente através d'Ele teremos acesso a Deus;
- "o bom pastor" (João 10.11), demonstrando seu zelo e cuidado para com as nossas vidas, independente das circunstâncias,
e, por fim,
- "a videira verdadeira" (João 15.1), como a fonte de toda a seiva que pode nos manter vivos e frutíferos, como ramos n'Ele conectados.

Gostaria de aproveitar este momento do nosso diálogo para indagar-lhe: Em quem você tem se inspirado para conduzir a sua vida? Que exemplos de caráter, fé e amor têm lhe orientado a cada novo passo da caminhada?

Precisamos de pessoas que se levantem entre nós como exemplos a serem seguidos! Felizes aqueles que ainda podem se inspirar em seus pais, avós, em seus professores, no irmão mais velho...

Mas o que fazer se a nossa geração está carente referenciais, de integridade e de firmeza de caráter?

O que fazer quando olhamos ao redor e nos falta um sábio conselho, uma palavra amiga, uma orientação?

"Por que eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também". João 13.15

Nesta passagem, Jesus se levanta entre os discípulos, antes da Ceia, para ensinar-lhes conceitos preciosos. Sendo o Mestre vindo de Deus, o mais digno e santo de todos os que estavam ali presentes, lava os pés dos discípulos, colocando-se de uma vez por todas como o maior referencial a ser seguido. Ninguém que se levantasse naquele momento produziria tanto aprendizado como o que Jesus promoveu. Em suas mãos havia alento para os desesperados, paz para os angustiados, e pureza para os que tinham perdido a comunhão com Deus.

Jesus nos ensinou que para sermos exemplo, antes de tudo, precisamos nos inspirar n'Ele, em seu modo de viver, palavras e atitudes.

Ao compreendermos o valor desses ensinamentos, sem dúvida alguma, Deus também nos usará para sermos exemplos e referenciais em nossa geração.

Que Deus os abençoe!
Priscila David

2 comentários:

  1. Glória a Deus, por Jesus ter falado e feito o que falava, provando assim ser possível sermos verdadeiros cristãos... Ele foi perfeito! Ele é perfeito!

    Fiz uma composição sobre isso há um tempo:

    ***
    Tu és tão perfeito
    Tão gracioso
    Quando Te ofenderam não se importou
    Orava ao Pai pelos perseguidores
    E quando Te agrediram, a outra face mostrou

    Como pôde pisar neste chão
    Alguém tão santo e puro?
    Simplicidade e mansidão
    Amor e perdão
    Tamanha grandeza, vai além da compreensão

    Ensina-me a ter o Teu caráter
    Ensina-me a ser como Tu és
    Quero parecer contigo mais que servo quero ser teu amigo

    ***
    Deus é bom em todo tempo...

    www.himmelazul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Priscila parabéns pelo texto, objetivo e completo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para a Equipe do 30 Minutos. Agradecemos!