sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

"Sorria, você está sendo filmado!"

Que sensação constuma ter ao adentrar algum estabelecimento público e deparar-se com esta frase?

Muitos diriam: "Segurança!"

Os avanços da tecnologia têm contribuído fortemente com a implantação de sistemas de segurança em toda parte. Câmeras, sensores de presença, detectores de metais, são alguns dos instrumentos utilizados em estabelecimentos públicos com o objetivo de favorecer uma maior segurança aos cidadãos em todo o mundo.

Neste sentido, é natural que passemos a ter mais cuidado com o que falamos, por onde andamos, envolvidos num duplo sentimento de segurança e, ao mesmo tempo, "perda de privacidade". Inevitavelmente, os sistemas de segurança eletrônicos sempre serão vistos sob essas duas perspectivas.

Mas não são somente cidadãos comuns que agora estão sendo motitorados em vias públicas. Os policiais também estão sendo filmados! No Distrito Federal, a Polícia militar testa o uso de microcâmeras nos uniformes dos PMs para registrar suas ações. Segundo alguns entrevistados, as câmeras podem intimidar ações de desacato à autoridade e até mesmo ajudá-los a corrigirem eventuais erros de conduta no exercício da profissão.

Tudo registrado. Sem margem para versões.

Às vesperas de um feriado grande em nosso país, nossa expectativa é que as autoridades garantam segurança e tranquilidade aos cidadãos em suas residências, nas rodovias, em restaurantes, nos hotéis, nas praias e nas ruas da cidade.

O Brasil vai "parar" durante quatro dias. Em um momento no qual muitos estão pensando em descansar e se divertir, tudo o que não desejam se incomodar é com situações de violência e de perigo.

Você já parou para pensar se a frase que abre nossa reflexão fosse substituída por: "Sorria, você estásendo filmado por Deus!"?

Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons. Provérbios 15.3.
Saber que, em todo tempo, Deus está lhe observando, contemplando suas ações, lhe conforta ou lhe assusta?

Sempre o convidamos a nos socorrer quando estamos em apuros, mas será que nos lembramos que, de modo semelhante, Ele nos observa quando estamos nos divertindo, trabalhando, fechando negócios, tomando decisões?

Deus caminha conosco em todo o tempo e sempre que precisarmos falar-lhe, podemos acionar automaticamente um sistema de comunicação chamado oração e Ele, prontamente, nos ouvirá.

Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Salmo 145.18.

Deus está pronto a nos guardar, em todas as circunstâncias, e com seus olhos observadores nos assiste em cada passo que damos na vida. A diferença entre Deus e os sistemas de segurança públicos, é que os arquivos ficam totalmente em seu poder, ninguém tem acesso. Somente numa data especial, ainda por nós desconhecida, os arquivos serão abertos (Apocalipse 20.11,12).

Desejo que Deus o proteja e o guarde em toda a sua caminhada, mas principalmente, que você se lembre dele para o consultar nas grandes e pequenas decisões da vida.

Priscila David


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para a Equipe do 30 Minutos. Agradecemos!