sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Tempo, valores e prioridades

Administrar bem o tempo, eis a questão!


Um dos bens mais preciosos e concorridos dos dias atuais é o tempo. Frequentemente escutamos as  frases: "Estou sem tempo!", "Não tive tempo!", "Se der tempo...".

Mas se o dia tem 24 horas no Brasil, e em qualquer outra parte do mundo, porque será que algumas pessoas realizam tanto e outras tão pouco?

Constantemente me deparo com essas questões, observando os compromissos e atribuições aumentando em minha agenda e o tempo que recebo para realizá-los permanecendo inalterado.

Em certa medida, sinto saudade dos dias em que nos demorávamos em rodas de conversa, com amigos ou familiares, compartilhando sobre a vida, estreitando laços pelo encontro pessoal, presencial, caloroso, bem diferente das conversas on-line e do "Oi, tudo bem?", pelo telefone.

Consola-me saber que não sou a única pessoa no mundo a angustiar-se com a dificuldade de administrar bem o tempo.

Numa tentativa de avançar na minha própria experiência com a organização do tempo, deparei-me com uma passagem da Bíblia que chamou-me muito a atenção:

E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

Lucas 10:38-42
"E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada". Lucas 10.38-42.


A amizade de Jesus com os irmãos Marta, Maria e Lázaro, moradores da aldeia de Betânia, ficou registrada na Bíblia para nos ensinar sobre dois valores fundamentais para os quais vale muito a pena dedicarmos o nosso tempo: família e amigos.

Algumas pessoas já não percebem mais a importância de um almoço em família, dos conselhos de um pai, dos cuidados de uma mãe, do carinho de uma avó, do abraço de um filho, da companhia de uma esposa. O que está acontecendo conosco? Onde se perderam coisas tão preciosas e essenciais para a vida? Não dá mais tempo! Estamos muito ocupados...

Mas Jesus parou para visitar uma família, que mesmo com seus conflitos (que família não os tem?) estava reunida e pronta a receber aquele visitante especial, que mais tarde se tornaria um grande amigo.

E os amigos? Estes também estão sendo reposicionado para as prateleiras mais baixas da nossa vida. Alguns preferem não mais investir neles, estão desacreditados. Falta lealdade, sinceridade, confiança... Tudo isto não foi suficiente para que Jesus desacreditasse nas pessoas e em seus amigos. Ele tinha muitos! Um chegou a traí-lo, mas em momento algum Ele desistiu das pessoas.

No texto em destaque vemos também o tempo sendo dedicado ao trabalho. Marta apresenta-se no relato bastante empenhada em seus afazeres diários. Se pensarmos bem, é com o trabalho que dispendemos a maior parte do nosso tempo. Curioso, porém, é notar uma pequena dose de insatisfação em Marta, quando comparada à sua irmã, Maria. Parece que Marta não estava tão realizada com o resultado daquele investimento do seu tempo.

Todos precisamos trabalhar, não nos resta dúvida. Mas será que estamos acertando na distribuição das horas do nosso dia para o trabalho frente às outras coisas importante da nossa vida, como a nossa família?

O Evangelista Lucas finaliza o capítulo com as palavras de encorajamento de Jesus a Marta, em seguir o exemplo de sua irmã. No texto vemos uma Maria assentada aos pés do Mestre Amado, ouvindo a sua palavra, pelo que foi elogiada como tendo feito a melhor escolha!

Quanto tempo temos nos demorado aos pés de Jesus? Talvez em toda a sua vida você não tenha tido tempo para dedicar-se a estar com Deus, a ouvi-lo e contemplá-lo! Isto também é uma escolha. Imagino que de forma semelhante a Marta, Maria tinha atribuições em casa. Contudo, diante da oportunidade de estar aos pés do Senhor, ela não hesitou.

Deixo para nossa reflexão algumas questões:
- Em que temos dedicado grande parte de nossas energias?
- Estou feliz com o resultado do meu trabalho e com a administração do meu tempo?
- O que de fato é importante e merece o investimento do nosso tempo?

Estar com Deus, é sempre a melhor escolha!

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". Mateus 6.33.

Bom final de semana!
Priscila David





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para a Equipe do 30 Minutos. Agradecemos!