Recentemente o mundo assistiu extasiado a uma nova declaração de "estado de guerra" por parte da Coréia do Norte à sua vizinha, Coréia do Sul, país aliado aos Estados Unidos.
A Coréia do Norte é um país fechado, que vive em regime ditatorial há décadas, e preserva práticas já superadas por países como a Rússia, tais como: a manutenção de campos de concentração, a execução de cristãos e um forte programa de armamento nuclear.
Um percentual elevado da população norte-coreana convive diariamente com a escassez de alimentos e a falta de energia elétrica. Muitos se sentem prisioneiros em seu próprio país, pela impossibilidade de viver em liberdade e dignidade como qualquer cidadão comum.
Semelhantemente às duas Coréias, há pessoas que vivem em constante "estado de guerra". Algumas lutam contra si mesmas, contra enfermidades que acometeram seu corpo físico, por exemplo. Outras lutam contra o desemprego, a fome... Há aquelas também que vivem em guerra dentro de casa, no trabalho, no prédio onde moram... São os conflitos de relacionamento.
Curioso é notar que Deus é um ser que abomina as guerras:
"Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos". I Coríntios 14.33
Em outra passagem o salmista Davi enfatiza o apreço de Deus pela paz e a harmonia entre os povos:
"Ele faz cessar as guerras até os confins da terra; quebra o arco, corta a lança, queima os carros no fogo". Salmo 46.9.
Observemos que o interesse de Deus é destruir os instrumentos de guerra, não as pessoas nela envolvidas. Aprendo com isto que Deus deseja trabalhar na causa-raiz dos nossos conflitos. Ele quer curar as mágoas, o rancor, o orgulho e o desamor.
Talvez você duvide que Ele tenha este poder. Mas para os que não acreditam, convido a lerem o Salmo 46, versículo 10:
"Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus".
Ah, se os líderes coreanos pudessem escutar esta voz que brada forte: "Aquietai-vos!"
Ah, se os casais em crise, os doentes terminais, os desempregados, os desesperançados, ouvissem Deus falar: "Aquietai-vos!"
Em outras palavras, isto significa:
1) Confie em Deus (Jeremias 17.7)
2) Descanse em Suas promessas (Salmo 37.7)
3) Espere o Seu agir (Salmo 27.14)
Um final de semana de muita paz para todos nós!
Priscila David
Num mundo como o de hoje, com tantos absurdos, essa insegurança... Só Deus. Bju Priscila, tenha um maravilhoso fim de semana.
ResponderExcluirBom receber suas notícias, Ana, diretamente da Inglaterra ;) Muito sucesso pra você! Beijos!
ExcluirGostei muito dessa mensagem.
ResponderExcluirÉ algo tão simples, mas ao mesmo tempo, tão difícil de pôr em prática...
Acrescentaria um quarto item ao significado do texto:
4) Faça sua parte.
Deus age, mas também é necessário nos esforçarmos para nos tornamos pessoas melhores.
Boa tarde!
Sem dúvida, à medida que nos chegamos a Deus, Ele passa a agir em nosso favor. "Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós" (Tg 8.8).
Excluir